domingo, 24 de novembro de 2013

A Família Pede Socorro (Ef 5.22-6.4)

A Bíblia nos apresenta um modelo de família, mais que isso, a Bíblia nos apresenta como deve funcionar a família de forma a agradar a Deus e proporcionar felicidade, segurança e paz ao ser humano. Este padrão vem sendo abandonado ao longo da história e nos últimos dias o ataque é mais acirrado e destruidor. Modelos novos são adaptados, novas formas de educar filhos, relacionamento conjugal, tudo que vem colaborar para uma possível falência da célula mãe da sociedade.

A sociedade tenta adaptar-se novos modelos de “família”, modelos que deturpam completamente o modelo ideal. Este sem duvida é um fato que enfraquece a família, mas queremos abordar alguns outros problemas, que dizem respeito a funcionalidade da família:

Por que ir à igreja? (autor desconhecido)

Um frequentador de igreja escreveu para o editor de um jornal e declarou que não faz sentido ir aos cultos todos os domingos. 

"Eu tenho ido à igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. Mas, por minha vida, com exceção de um ou outro, eu não consigo lembrar da maioria deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os pastores também estão desperdiçando o tempo deles". 

Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, ele decidiu publicar esta resposta de um outro leitor: 

Discípulo de fato (Jo 6.60-71)

Discípulo de Cristo é todo aquele que segue e aprende com Cristo. Desde Antioquia, em Atos
11.26, os discípulos passaram a ser chamados cristãos, logo, um cristão verdadeiro é discípulo verdadeiro. A Palavra registra que muitos discípulos abandonaram Jesus e um entre os doze haveria de traí-lo. Jesus sabia de tudo isso e nos revela o motivo de sua desistência e traição: Eles não criam (64, 65).

Já que não criam, nem foram chamados pelo Pai, o que os fez seguir o Mestre por algum tempo? Quais as motivações?

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Deixando a indiferença e a infidelidade e reconstruindo a vida com Deus (Ag 1.12-15)

O Senhor tinha uma missão para o povo, RECONSTRUIR O TEMPLO, mas o povo só se tornou capaz para esta obra após o seu arrependimento. Antes do arrependimento, reinava a indiferença (cp. 1.4), estavam cegos de entendimento, não enxergavam o porque da pobreza. Não viam que no passado, quando eram fiéis, sua realidade era outra (5,6). Assim tem sido a vida de muitos que andam indiferentes ao que Deus é e fez em suas vidas quando eram fiéis, e por isso vivem uma vida sem contentamento.

De acordo com o texto o que fazer para mudar a situação:

31 de Outubro – Dia da Reforma Protestante

Enquanto o mundo comemora o Dia das Bruxas, os crentes fiéis a Jesus, fiéis aos seus princípios, valores e
à memória dos heróis reformadores, comemoramos o DIA DA REFORMA PROTESTANTE.
Colhendo dados em Enciclopédias, apresentamos as seguintes informações para nosso conhecimento e análise.

domingo, 3 de novembro de 2013

A vida é preciosa e breve para desperdiçarmos! (Ec 12.1-8)

No texto de Eclesiastes encontramos muitas advertências e conselhos pertinentes a forma de viver a vida de
maneira sabia. A vida é apresentada como preciosa e ao mesmo tempo frágil (6,7) e também como breve, semelhante ao vento (8).

Hoje porém vemos pessoas vivendo de forma a ignorar estas verdades, estão iludidos, vivendo como se a vida fosse sem fim, a juventude para sempre e o seu valor insignificante. Pessoas que desprezam o valor de sua própria vida e também de outros.