quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Deus é Senhor na e da nossa história (Gn 50.15-21)

“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” (Gn 50.20 NVI) Assim José falou a seus irmãos, quando depois de tudo que vivera de bom e ruim, pode enxergar Deus agindo na sua história e o levando para onde ele o desejava colocá-lo e para fazer o que deveria fazer.

Deus é Senhor na história, na história da humanidade e também na sua história em particular. Já parou para pensar que nem sempre quando perguntamos porquê, encontramos resposta, mas sempre que buscamos em Deus o para que de cada situação, temos resposta?

Há um ditado popular que diz: “Deus escreve certo por linhas tortas”, mas na verdade, “Deus escreve certo por linhas certas, pois ele é quem traça as linhas.”

Saber que Deus está no controle acarreta em algumas coisas para nós:

terça-feira, 23 de setembro de 2014

A nossa independência do pecado (Cl 1.13 e Rm 6.1-14)

Dia 7 de setembro comemoramos a independência do Brasil, quando em 1822, nosso país deixou de se submeter ao governo de Portugal para ter seu próprio rei e um novo reino. O Evangelho nos proporciona também uma independência, um novo reino. Ele nos garante pela graça do Senhor Jesus, deixarmos o domínio do pecado e da morte para vivermos no reino da graça e do amor de Cristo.

Mesmo está independência tendo sido proclamada há muito tempo, muitos a ignoram, outros, libertos, vivem ainda servindo o imperador errado. Estão amarrados no pecado. Algo parecido acontecia no Brasil de D. Pedro I, mesmo depois de libertos de Portugal, brasileiros viviam para servir a monarquia portuguesa, não se davam conta de seu novo estado.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Deixando a indiferença e a infidelidade e reconstruindo a vida com Deus (Ag 1.12-15)

O Senhor tinha uma missão para o povo, RECONSTRUIR O TEMPLO, mas o povo só se tornou capaz para esta obra após o seu arrependimento. Antes do arrependimento, reinava a indiferença (cp. 1.4), estavam cegos de entendimento, não enxergavam o porque da pobreza. Não viam que no passado, quando eram fiéis, sua realidade era outra (5,6).

Assim tem sido a vida de muitos que andam indiferentes ao que Deus é e fez em suas vidas quando eram fiéis, e por isso vivem uma vida sem contentamento.

De acordo com o texto o que fazer para mudar a situação:

sábado, 20 de setembro de 2014

Acã e sua capa - Como vitoriosos se transformam em derrotados (Js 7)

A história de Josué diante do povo de Deus era vitoriosa, a presença do Senhor era garantia de que nada podia resistir este povo (Js 1.5). Até que uma derrota vergonhosa acontece, Ai, uma cidade que teoricamente não mostrava grandes resistência, os faz correr e chorar (7.3-5). A ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel, tudo por causa de um homem chamado Acã, que desobedeceu ao Senhor, tomando coisas condenadas (7.1). O povo padeceu por presumir ter o poder de Deus, mas Deus não os apoiava. 

Diante deste texto, pare e reflita em alguns pontos: