terça-feira, 20 de agosto de 2013

Boletim nº169, 18/08/2013

EM QUALQUER TEMPO

Amados, tenho a firme certeza de que algumas imagens e histórias são excelentes para nos ensinar grandes lições à vida, veja bem:

Três ou quatro anos depois do naufrágio do Titanic um jovem escocês levantou-se numa reunião em Hamilton, Canadá, e declarou: Eu me achava a bordo do Titanic quando naufragou. Achava-me boiando sozinho sobre uma tábua, na água gelada daquela pavorosa noite, quando uma onda trouxe João Harper, de Flasgow, para perto de mim, ele também se achava agarrado a um pedaço de tábua.
- Homem, você está salvo? Gritou ele.
- Não, não estou, foi minha resposta. Ele respondeu: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”.
As ondas o levaram outra vez para longe de mim, mas, estranhamente, pouco depois foi novamente jogado ao meu lado.
- Estás salvo agora?

Boletim nº168, 11/08/2013

“COMO FAZER UM PAI FELIZ?”
“O filho tolo é a ruína de seu pai...” Pv 19.13
“Salmo 127”

Na última semana ouvi um adolescente cristão falar o seguinte: “Tenho exemplo dentro de casa. Meu pai conversa comigo, me orienta sobre meu comportamento, sobre como se relacionar com Deus e com as pessoas. Meu pai me dá conselho e exemplo, se meus amigos tivessem o exemplo que eu tenho não seriam como são.” Estas palavras me emocionaram e creio que o pai deste adolescente é muito feliz.

O filho é espelho do pai, e é fato que muitos pais não podem se alegrar com seus filhos hoje porque não foram bons exemplos e desconsideraram totalmente seu papel (Dt 11.19; Pv 22.6). Porém há também filhos que desprezam o exemplo e os conselhos de seus pais, e os envergonham e se tornam problema para sociedade, igreja e famílias.

Boletim nº167, 04/08/2013

“CUIDADO BOQUINHA COMO E O QUE FALA!”
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” Pv 15.1

Quem nunca disse alguma coisa que depois não arrependera de falar? Quem já não ouviu alguém dizer o que quer e ouvir o que não quer?

Nossas palavras podem edificar ou destruir relacionamentos, por isso devemos ter muito cuidado com que falamos e como falamos. As Escrituras encontramos vários textos que fazem referencia a este cuidado que devemos ter ao falar. Na Carta de Tiago somos alertados para refrearmos a língua para não sermos acometidos das consequências de seus pecados (Tg 3.1-12). Ainda em Provérbios vemos vários textos que exortam quanto ao poder da palavra.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Boletim nº166, 14/07/2013

NÃO SUBESTIME O PODER DA GRAÇA
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós é dom de Deus” Ef 2.8

Assisti um filme cujo o título era: “O Poder da Graça”. O filme leva-nos a pensar sobre as consequências e efeitos da graça concedida. Sabemos que somos salvos pela graça e não por obras, mediante a fé que é dada por Deus. E sabemos que esta graça não só nos justifica do pecado através de Cristo, mas também transforma nossas ações e caráter, produzindo um novo nascimento (Ef 2.9,10; Tg 2.26; Jo 3.3),  uma nova criatura (2Co 5.17).

O que muitas vezes não se sabe é que a graça molda nossos relacionamentos, e que pode transformar indivíduos, famílias, igrejas e até sociedades inteiras. Assim como Deus agiu para comigo com graça, devo também expressar esta graça aos que me cercam.

O filme retrata a mudança de vidas através da graça do perdão, ele nos faz pensar que a graça e não a justiça é a arma que temos para transformar relacionamentos. Exemplo:

Boletim nº165, 07/07/2013

PALAVRAS FORA DO CONTEXTO
“Uma meia verdade é uma mentira inteira!”

Devemos ter cuidado ao formarmos nossas opiniões ou conclusões em cima de frases, palavras e expressões fora de seu contexto. Pessoas são expostas negativamente, são julgadas de forma arbitraria, por sua vez muitos são levados ao erro. Isso acontece em muitos lugares, de muitas formas, acidentalmente ou maldosamente. Acontece na mídia televisiva, na igreja, na família, etc.

Boletim nº164, 30/06/2013

CUIDADO COM A FOFOCA!
“As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem saborosos até o íntimo.”Provérbios 26:22

– A fofoca é tão danosa que alguém disse: “fofocar é brincar de diabo.” Quantas amizades foram destruídas, quantas famílias, igrejas e vidas, por este pecado que seduz e faz seus adeptos diariamente. Hoje ela se propaga cada vez mais rápido, usando veículos modernos de comunicação (Face, SMS, etc...), algo que a torna mais perigosa e difícil de ser combatida. 

Boletim nº163, 26/06/2013

“AMOR CRISTÃO - Um amor que transforma vida!”
(Filemom 8-25)

Esta carta é um pedido de Paulo ao seu amigo Filemom em favor de Onésimo, um escravo fujão e que provavelmente havia furtado algo (18), agora regenerado e transformado pelo amor de Cristo. Onésimo fora convertido através do ministério de Paulo, assim como Filemom, a quem Paulo pede que receba Onésimo como a um irmão em Cristo, e faz este pedido na certeza de ser atendido.

Podemos dizer que toda esta carta fala na expressão do amor de Cristo em nós, fala do poder do amor cristão para impactar e transformar. O amor cristão quando vivido é capaz de promover transformações, mudanças das mais profundas e visíveis: