segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Boletim nº164, 30/06/2013

CUIDADO COM A FOFOCA!
“As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem saborosos até o íntimo.”Provérbios 26:22

– A fofoca é tão danosa que alguém disse: “fofocar é brincar de diabo.” Quantas amizades foram destruídas, quantas famílias, igrejas e vidas, por este pecado que seduz e faz seus adeptos diariamente. Hoje ela se propaga cada vez mais rápido, usando veículos modernos de comunicação (Face, SMS, etc...), algo que a torna mais perigosa e difícil de ser combatida. 

“O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos.” Provérbios 16:28 – Acredito que quanto mais os relacionamentos se tornam superficiais e “virtuais”, mais fácil é fofocar. Pessoas valorizam amizades e relacionamentos da mesma que valorizam uma moeda de um centavo (ninguém se abaixa para pegar um centavo). Amigos de muitos são feitos e desfeitos em um tela de computador, onde se adiciona ou exclui com um “clik”.

“Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.”Provérbios 13:3 – Ouvia de meus avós um ditado: “Quem fala demais dá bom dia a cavalo”. Quando se tem o hábito de falar da vida alheia, corre-se o risco de arruinar a própria vida, e de terminar só.

“Não espalhem calúnias entre o seu povo. Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor!” Levítico 19:16 – Fofocar é diferente de ser solidário, a motivação é mesquinha e nunca se tem em vista o bem do próximo.

Tenhamos cuidados para não cairmos nas redes da fofoca. Sejamos cautelosos. Fofoca se combate cortando a raiz, isto é, não ouvindo e exortando o desavisado que a faz. Enquanto Deus quer nos unir em amor, o Diabo quer propagar a discórdia, a divisão e o enfraquecimento de relacionamentos. Quando ouvir: “Sabe da última?” Ou coisa parecida, pergunte: Eu realmente preciso saber? Isso vai me edificar? Vai entristecer alguém? É algo que vai promover a paz e a unidade? Quem fala tem autorização para falar? Qual o objetivo?

“Fofocar é estar baseado em mentiras ou usar da verdade de forma errada e com pessoas erradas. É falar por inveja, egoísmo, orgulho e motivações próprias. É tratar o pecado com mais pecado. Fofocar é brincar de ser o diabo”. Lutemos sempre contra o pecado!
Rev. Climério.

Comente com o Facebook: