O Salmo 133 é um cântico de romagem, ou seja, uma canção que expressava a união dos crentes ao irem adorarem ao Senhor no Monte Sião. Ela fala do relacionamento entre os crentes e do prazer e a importância da unidade. Unidade do povo de Deus é boa e traz bênçãos. Deus abençoa um povo que se move em união fraterna. Por isso precisamos observar e buscar diligentemente tal união.
1) Primeiro precisamos saber o que não é unidade, união.
Ser um povo unido não é ser todos iguais, mas é ser unido apesar da diversidade (Jo 10.16; 1Co12). Ser um povo unido não é ausência de discordância de pensamentos. Paulo divergiu com Barnabé a respeito de Marcos (At 15.36-41). Ser um povo unido não é estar todos fazendo a mesma coisa no mesmo momento (1Co 12.12-31).
2) Precisamos saber o que é unidade.
Ser um povo unido é ser dirigido e unido pelo mesmo Espírito (1Co 12). É se motivado pelo amor (1Co 13). É ser movido para o mesmo propósito, exaltar ao nome do Senhor e não as vontades egoístas e particulares de cada crente (Fp 2.1-4). É não opor ao próprio corpo, promover cismas e rupturas por conflitos de idéias e falta de perdão. Unidade é reconhecer que somos diferentes, limitados e completamos uns aos outros quando Deus é o nosso Deus e Senhor, aquele que nos une.
3) Precisamos zelar pela unidade.
Sendo rápidos em amar, perdoar, humilhar e tardios em nos irar. Precisamos ter a paz de Cristo como nosso árbitro (Cl 3.15), e orarmos juntos e uns pelos outros. Saber respeitar e argumentar com amor. E também promover a disciplina de forma bíblica e amorosa (Hb 12.11).
Deus nos abençoe e nos faça unidos para que vejamos as bênçãos de Deus no meio de nós!
Pastor Climério.
Baixe o boletim com esta mensagem clicando aqui. [Boletim 201 - 14/04/2014]
Comente com o Facebook: