A unidade dos crentes em Cristo é dada por Deus, pois é Ele quem nos une através de sua graça e nos faz família, corpo para sua glória (1,3). Deus une pessoas diferentes que precisam manter a unidade do Espírito no vínculo da paz (3), logo, não temos o dever de criar a unidade e sim preservá-la e isso é tarefa de todos os crentes em Cristo Jesus. Unidade é diferente de uniformidade, uniformidade vem de fora e igualdade de dentro. Deus não nos quer uniformes, mas unidos em nossas particularidades e diferenças. Então como fazer para sermos unidos ainda que diferentes? A Palavra de Deus responde:
- Com Humildade (2) – Colocando Cristo em 1º lugar, o outro em 2º lugar e o eu em 3º lugar. Reconhecendo que somos pó e ao pó voltaremos (ninguém que tem essa consciência, ousa orgulha-se). Reconhecer que precisamos nos moldar a Cristo, que é santo, puro e humilde de coração e termos a consciência que somos criaturas totalmente dependentes de Deus.
- Com Mansidão (2) – Imitando Abraão diante de Ló (Gn 13.7-18), tinha o poder da decisão, mas sobre controlá-lo (1Co 6.7).
- Com Longanimidade – Com paciência.
- Com Amor que suporta (2) – Que te faça servir de suporte para o outro em amor.
A unidade cristã está bem fundamentada em fundamentos sólidos dados por Deus (4-6). Portanto se queremos ser uma igreja forte, vitoriosa e que faz a diferença, não podemos falhar na tarefa de manter a unidade cristã. Manter-nos sustentados nos eternos fundamentos da Igreja de Cristo que é mais que bandeiras denominacionais, igrejas locais ou preferências de um grupo.
Uma igreja local pode ruir deixando de ser unida, pois se não está unida é porque está gradativamente deixando de observar, ou esquecendo de seus fundamentos. Para haver unidade é necessário o esforço coletivo, mas também, e principalmente o esforço individual de manutenção daquilo que Deus nos deu, a unidade. Lembre-se: A nossa unidade, irá trazer a glória do Senhor (Mt 18.20). A nossa unidade irá fazer de nós, uma igreja alvo das bênçãos de Deus (Sl 133).
A unidade cristã em nossa comunidade depende de você, de mim, de nós!
Deus nos abençoe!
Pastor Climério.
Baixe o boletim com esta mensagem clicando aqui. [Boletim 207 - 01/06/2014]
Comente com o Facebook: