segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Emanuel, Deus conosco (Mt 1.18-25)

Onde está Deus? Uma criança diria, no céu; um ateu, na mente criativa dos crentes; um crente e aluno da
Escola Dominical diria, com certeza está em todo lugar, pois Deus é onipresente. Para você, onde está Deus, qual a distância que está de sua vida?

O nome Emanuel vem transmitir uma mensagem muito importante e confortadora para os filhos de Deus, Jesus é o Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. Emanuel:

domingo, 15 de dezembro de 2013

Os Presentes dos Magos (Mt 2.1-12)

Como escolher um bom presente? Talvez seja necessário saber o que a pessoa gosta,ou saber o que mais se “parece com a pessoa” demonstrando o que ela é o representa para nós. No texto lemos a respeito dos magos do oriente, que pouco sabemos sobre eles, mas o que nos é informado já é de grande valor. Mateus registra, por exemplo: A determinação em encontrar e adorar Jesus; A grande fé, ainda mais sendo eles gentios; E os presentes valiosos, e com grande significado.

O texto não indica que os magos tinham consciência destes símbolos, mas veja o símbolo de cada um:

sábado, 7 de dezembro de 2013

Aniversário da UPA [FOTOS]

Segue algumas fotos do Culto de Ações de Graças pelo aniversário da UPA, que aconteceu dia 24 de novembro de 2013.

domingo, 24 de novembro de 2013

A Família Pede Socorro (Ef 5.22-6.4)

A Bíblia nos apresenta um modelo de família, mais que isso, a Bíblia nos apresenta como deve funcionar a família de forma a agradar a Deus e proporcionar felicidade, segurança e paz ao ser humano. Este padrão vem sendo abandonado ao longo da história e nos últimos dias o ataque é mais acirrado e destruidor. Modelos novos são adaptados, novas formas de educar filhos, relacionamento conjugal, tudo que vem colaborar para uma possível falência da célula mãe da sociedade.

A sociedade tenta adaptar-se novos modelos de “família”, modelos que deturpam completamente o modelo ideal. Este sem duvida é um fato que enfraquece a família, mas queremos abordar alguns outros problemas, que dizem respeito a funcionalidade da família:

Por que ir à igreja? (autor desconhecido)

Um frequentador de igreja escreveu para o editor de um jornal e declarou que não faz sentido ir aos cultos todos os domingos. 

"Eu tenho ido à igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. Mas, por minha vida, com exceção de um ou outro, eu não consigo lembrar da maioria deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os pastores também estão desperdiçando o tempo deles". 

Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, ele decidiu publicar esta resposta de um outro leitor: 

Discípulo de fato (Jo 6.60-71)

Discípulo de Cristo é todo aquele que segue e aprende com Cristo. Desde Antioquia, em Atos
11.26, os discípulos passaram a ser chamados cristãos, logo, um cristão verdadeiro é discípulo verdadeiro. A Palavra registra que muitos discípulos abandonaram Jesus e um entre os doze haveria de traí-lo. Jesus sabia de tudo isso e nos revela o motivo de sua desistência e traição: Eles não criam (64, 65).

Já que não criam, nem foram chamados pelo Pai, o que os fez seguir o Mestre por algum tempo? Quais as motivações?

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Deixando a indiferença e a infidelidade e reconstruindo a vida com Deus (Ag 1.12-15)

O Senhor tinha uma missão para o povo, RECONSTRUIR O TEMPLO, mas o povo só se tornou capaz para esta obra após o seu arrependimento. Antes do arrependimento, reinava a indiferença (cp. 1.4), estavam cegos de entendimento, não enxergavam o porque da pobreza. Não viam que no passado, quando eram fiéis, sua realidade era outra (5,6). Assim tem sido a vida de muitos que andam indiferentes ao que Deus é e fez em suas vidas quando eram fiéis, e por isso vivem uma vida sem contentamento.

De acordo com o texto o que fazer para mudar a situação:

31 de Outubro – Dia da Reforma Protestante

Enquanto o mundo comemora o Dia das Bruxas, os crentes fiéis a Jesus, fiéis aos seus princípios, valores e
à memória dos heróis reformadores, comemoramos o DIA DA REFORMA PROTESTANTE.
Colhendo dados em Enciclopédias, apresentamos as seguintes informações para nosso conhecimento e análise.

domingo, 3 de novembro de 2013

A vida é preciosa e breve para desperdiçarmos! (Ec 12.1-8)

No texto de Eclesiastes encontramos muitas advertências e conselhos pertinentes a forma de viver a vida de
maneira sabia. A vida é apresentada como preciosa e ao mesmo tempo frágil (6,7) e também como breve, semelhante ao vento (8).

Hoje porém vemos pessoas vivendo de forma a ignorar estas verdades, estão iludidos, vivendo como se a vida fosse sem fim, a juventude para sempre e o seu valor insignificante. Pessoas que desprezam o valor de sua própria vida e também de outros.

sábado, 19 de outubro de 2013

Aniversário de 26 anos da SAF [FOTOS]

Segue algumas fotos do Culto de Ações de Graças pelo aniversário da SAF, que aconteceu neste sábado, dia 19 de outubro de 2013.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Boletim nº176, 13/10/2013

REFORMA PROTESTANTE
(Jo 8.32)

Em 31 de outubro de 1517, o monge Martin Lutero, pregou nas portas do Castelo Wittenberg, 95 teses que combatiam os desvios bíblicos da igreja e sua corrupção generalizada.  Entre estes desvios questionados estava as vendas de indulgencias.

Esta data marca oficialmente o início de um processo chamado Reforma Protestante, ocorrido na Europa.  Lutero não foi o único reformador, nomes como:  Zuínglio, Calvino, João Knox e outros antes mesmo de Lutero, lideraram este movimento em prol da purificação da igreja em seus países.

Boletim nº175, 06/10/2013

UMA VIDA CRISTÃ EMPOLGANTE
(1Ts 5.19 )

Por que muitos acham a vida cristã monótona? Por que pessoas que outrora viviam de forma vibrante e
empolgante e hoje estão apagados em uma inércia que beira a letargia espiritual? Por que muitos que corriam bem, hoje estão longe de Deus e das coisas de seu Reino?

Quando olho para homens como Paulo, Pedro, Barnabé, e muitos outros, percebo que suas vidas não eram nem de perto monótonas. Paulo por exemplo: Tinha motivo para viver cada momento de sua vida (Fp 1.21-26), seus dias na presença do Senhor na terra não eram nem um pouco monótono, pelo contrário, era repleto de desafios, aventuras e realizações.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Boletim nº174, 29/09/2013

MUITO DISTANTE, MAS AINDA NÃO NO CHIQUEIRO!
Lucas 15.11-32

A parábola do filho pródigo é rica em ensinos. Conheço esta parábola desde a minha infância e sempre tenho aprendido nesta história, sempre compartilho com alguém seus ricos ensinos e principalmente o ensino de que Deus é um Deus de amor e pronto a perdoar filhos arrependidos.

Olho para este texto e fico a pensar na jornada de aventura desde jovem descomprometido e inconsequente. Penso no que ele buscava (amor, reconhecimento e liberdade) e no que ele encontrou (desprezo, humilhação e prisão). Penso que ele saiu para buscar algo que já tinha junto do Pai, mas que não conseguira reconhecer até seu arrependimento no chiqueiro.

Acredito que aquele jovem teve várias oportunidades para se arrepender em sua jornada até aos porcos: em suas primeiras ressacas; em suas primeiras pequenas fortunas gastas; no primeiro falso amigo que o decepcionou; na primeira mulher que levou seu dinheiro; na primeira noite sozinho e lembrando de sua família, no primeiro conselho recebido. E então me pergunto: Por quê foi tão cabeçudo e não voltou quando as coisas já davam indícios de uma grande mancada, de um grande erro?

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Boletim nº173, 22/09/2013

"Você agrada a Deus com (ou em) seu Face?"
(At 1.8; Rm 1.16)


Por quê no “Face” as pessoas se transformam? É uma pergunta que é estudada por psicólogos, sociólogos e outros profissionais da área do comportamento humano. As pessoas se acham protegidas atrás de seus computadores e cometem todo tipo de insanidade, de desrespeito e até crimes. E o triste é constatar que muitos dos que se dizem cristãos evangélicos também fazem mau uso deste veículo de comunicação, assim como seus pais fizeram da TV no passado.

Boletim nº172, 15/09/2013

“Por favor, paizinho, vamos!” (Autor desconhecido)
Dia da Escola Dominical


sábado, 14 de setembro de 2013

Boletim nº171, 08/09/2013

“DIVINO SALVADOR, CONTEMPLA COM FAVOR NOSSO PAÍS! DÁ-NOS INTERNA PAZ, GOVERNO BOM CAPAZ, DITA (SORTE) QUE SATISFAZ, SORTE FELIZ.”
(S.P. Kalley)

Assim começa uma linda canção que está contida no nosso hinário (Novo Cântico), uma letra que me
inspira a falar sobre intercessão pela pátria.

Ontem foi possível ver e participar de desfiles cívicos, ouvir nosso Hino Nacional, contemplar nosso pavilhão. Acredito que no passado isso fosse mais empolgante, ou talvez uma obrigação levada à serio. Mas o que quero levar-nos a refletir é como nos portamos como cristãos diante da realidade de nossa pátria?

Temos orado como deveríamos pelo nosso Brasil, temos intercedido junto a Deus pelos nossos governantes? Um país onde índices apontam para números cada vez maiores de evangélicos, parece não corresponder aos números o fator desenvolvimento moral e ético. E começo a indagar duas coisas: Que crentes temos sido? E como e quanto temos intercedido pela nossa pátria?

domingo, 1 de setembro de 2013

Boletim nº170, 1º/09/2013

DEIXE DEUS CUIDAR
“Não diga: 'Eu farei pagar pelo mal que me fez!' Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você.” Provérbios 20.21

Muitos são os que andam rancorosos, muitos os que acreditam que a vingança é algo positivo em suas
vidas. Pessoas desperdiçam suas vidas e de outros na espera de vingança.

A vingança inspira filmes e novelas, mas também transformam pessoas comuns em seres terríveis capazes de coisas terríveis. Tentar fazer justiça é algo que norteia a vida de muitos, mas esperar justiça verdadeira de seres corruptos e maus como nós homens é algo muito perigoso. Toda vez que desejamos fazer nossa própria justiça, empregamos nossos conceitos e nossos valores humanos e decaídos.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Boletim nº169, 18/08/2013

EM QUALQUER TEMPO

Amados, tenho a firme certeza de que algumas imagens e histórias são excelentes para nos ensinar grandes lições à vida, veja bem:

Três ou quatro anos depois do naufrágio do Titanic um jovem escocês levantou-se numa reunião em Hamilton, Canadá, e declarou: Eu me achava a bordo do Titanic quando naufragou. Achava-me boiando sozinho sobre uma tábua, na água gelada daquela pavorosa noite, quando uma onda trouxe João Harper, de Flasgow, para perto de mim, ele também se achava agarrado a um pedaço de tábua.
- Homem, você está salvo? Gritou ele.
- Não, não estou, foi minha resposta. Ele respondeu: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”.
As ondas o levaram outra vez para longe de mim, mas, estranhamente, pouco depois foi novamente jogado ao meu lado.
- Estás salvo agora?

Boletim nº168, 11/08/2013

“COMO FAZER UM PAI FELIZ?”
“O filho tolo é a ruína de seu pai...” Pv 19.13
“Salmo 127”

Na última semana ouvi um adolescente cristão falar o seguinte: “Tenho exemplo dentro de casa. Meu pai conversa comigo, me orienta sobre meu comportamento, sobre como se relacionar com Deus e com as pessoas. Meu pai me dá conselho e exemplo, se meus amigos tivessem o exemplo que eu tenho não seriam como são.” Estas palavras me emocionaram e creio que o pai deste adolescente é muito feliz.

O filho é espelho do pai, e é fato que muitos pais não podem se alegrar com seus filhos hoje porque não foram bons exemplos e desconsideraram totalmente seu papel (Dt 11.19; Pv 22.6). Porém há também filhos que desprezam o exemplo e os conselhos de seus pais, e os envergonham e se tornam problema para sociedade, igreja e famílias.

Boletim nº167, 04/08/2013

“CUIDADO BOQUINHA COMO E O QUE FALA!”
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” Pv 15.1

Quem nunca disse alguma coisa que depois não arrependera de falar? Quem já não ouviu alguém dizer o que quer e ouvir o que não quer?

Nossas palavras podem edificar ou destruir relacionamentos, por isso devemos ter muito cuidado com que falamos e como falamos. As Escrituras encontramos vários textos que fazem referencia a este cuidado que devemos ter ao falar. Na Carta de Tiago somos alertados para refrearmos a língua para não sermos acometidos das consequências de seus pecados (Tg 3.1-12). Ainda em Provérbios vemos vários textos que exortam quanto ao poder da palavra.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Boletim nº166, 14/07/2013

NÃO SUBESTIME O PODER DA GRAÇA
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós é dom de Deus” Ef 2.8

Assisti um filme cujo o título era: “O Poder da Graça”. O filme leva-nos a pensar sobre as consequências e efeitos da graça concedida. Sabemos que somos salvos pela graça e não por obras, mediante a fé que é dada por Deus. E sabemos que esta graça não só nos justifica do pecado através de Cristo, mas também transforma nossas ações e caráter, produzindo um novo nascimento (Ef 2.9,10; Tg 2.26; Jo 3.3),  uma nova criatura (2Co 5.17).

O que muitas vezes não se sabe é que a graça molda nossos relacionamentos, e que pode transformar indivíduos, famílias, igrejas e até sociedades inteiras. Assim como Deus agiu para comigo com graça, devo também expressar esta graça aos que me cercam.

O filme retrata a mudança de vidas através da graça do perdão, ele nos faz pensar que a graça e não a justiça é a arma que temos para transformar relacionamentos. Exemplo:

Boletim nº165, 07/07/2013

PALAVRAS FORA DO CONTEXTO
“Uma meia verdade é uma mentira inteira!”

Devemos ter cuidado ao formarmos nossas opiniões ou conclusões em cima de frases, palavras e expressões fora de seu contexto. Pessoas são expostas negativamente, são julgadas de forma arbitraria, por sua vez muitos são levados ao erro. Isso acontece em muitos lugares, de muitas formas, acidentalmente ou maldosamente. Acontece na mídia televisiva, na igreja, na família, etc.

Boletim nº164, 30/06/2013

CUIDADO COM A FOFOCA!
“As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem saborosos até o íntimo.”Provérbios 26:22

– A fofoca é tão danosa que alguém disse: “fofocar é brincar de diabo.” Quantas amizades foram destruídas, quantas famílias, igrejas e vidas, por este pecado que seduz e faz seus adeptos diariamente. Hoje ela se propaga cada vez mais rápido, usando veículos modernos de comunicação (Face, SMS, etc...), algo que a torna mais perigosa e difícil de ser combatida. 

Boletim nº163, 26/06/2013

“AMOR CRISTÃO - Um amor que transforma vida!”
(Filemom 8-25)

Esta carta é um pedido de Paulo ao seu amigo Filemom em favor de Onésimo, um escravo fujão e que provavelmente havia furtado algo (18), agora regenerado e transformado pelo amor de Cristo. Onésimo fora convertido através do ministério de Paulo, assim como Filemom, a quem Paulo pede que receba Onésimo como a um irmão em Cristo, e faz este pedido na certeza de ser atendido.

Podemos dizer que toda esta carta fala na expressão do amor de Cristo em nós, fala do poder do amor cristão para impactar e transformar. O amor cristão quando vivido é capaz de promover transformações, mudanças das mais profundas e visíveis:

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Boletim nº162, 16/06/2013

“LIBERDADE DO CRISTÃO”
1Co 10.23-11.1

Estamos vivendo dias de muita confusão. O povo cristão parece não estar falando a mesma língua e o que
ouvimos em um púlpito nem sempre se repete em outro e é comum que pessoas busquem aquilo que querem ouvir e não o que precisam ouvir.
O que mais causa reboliço no meio dos cristãos evangélicos são os usos e costumes e a guerra contra o secularismo religioso. Muitas coisas que não eram coisas de crente, hoje são e tem uma versão gospel para tranquilizar as consciências.
Acredito que a melhor maneira para discipular e doutrinar a igreja é levá-la a pensar (coisa difícil em tempos de Google). Todo mundo quer que o pastor diga o que ele deve fazer ou não, o pastor tem o papel de orientar os crentes, mas precisamos também contribuir para maturidade cristã e para a responsabilidade que cada indivíduo deve assumir diante de Deus (porque de tudo Deus te pedirá contas).
Para isso, gostaria de usar alguns ensinos da Palavra de Deus para exercermos com sabedoria a liberdade cristã, conquistada por Cristo para todos os cristãos verdadeiramente convertidos:

domingo, 16 de junho de 2013

Boletim nº161, 09/06/2013

“MARCHA PARA JESUS”

Esta sendo promovida nos próximos dias em nossa região mais uma “Marcha para Jesus”, evento de grande repercussão nacional. Esta marcha promove pensamentos, doutrinas e pessoas. Por isso precisamos pensar se convém ou não a nossa participação.
Pensar nas doutrinas promovidas:

Boletins nº159/160 - 26/05 e 02/06/2013

PERDÃO, INDISPENSÁVEL NA FAMÍLIA
Efésios 4.31,32 e Jó 42.10

O perdão é indispensável na vida de uma família. O perdão diferente do que muitos pensam, não é um
a opção, é um dever. A Bíblia não diz: “se tiver vontade, se for fácil perdoe”. Ela nos ordena a perdoar como Cristo nos perdoou.
A falta de perdão e de confissão (reconhecer erros e pedir perdão) tem sido a causa da ruína de muitos relacionamentos familiares: casamentos desfeitos, irmãos que  não se falam e filhos que não se relacionam ou são até inimigos de seus pais.
Observando isso, perguntamos: Porque é tão difícil perdoar e pedir perdão?

domingo, 26 de maio de 2013

Jantar dos Namorados 2013

Vem aí o Jantar dos Namorados 2013! Convites com a diretoria da mocidade da Igreja.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Boletim nº158, 19/05/2013

A MANUTENÇÃO DO CASAMENTO
Salmo 127.1 e Marcos 10.9

Alguém disse: “Casar é fácil, difícil é permanecer casado!” Em tempos onde o casamento vem sendo bombardeado de todas as formas pelos inimigos da da família, permanecer casado é uma tarefa difícil e trabalhosa que exige amor, compromisso e temor a Deus.
O divórcio é a solução que muitos encontram para “resolver” seus problemas conjugais e fazem dele algo comum e natural. Hoje somos uma geração que busca ser feliz a qualquer custo, e o objetivo do casamento é a felicidade. Então porque tantos casamentos infelizes? A resposta está no egoísmo que domina a humanidade, isto vem fazendo com que muitos pense que é possível ser feliz sozinho; o que o Criador constatou e afirmou não ser. Muitos fracassam pois não compartilham sonhos, não realizam juntos e não apoiam um ao outro. Sonham sozinhos e concorrem entre si, em vez de se apoiarem. Manter um casamento é um compromisso que deve ser assumido tanto pelo homem como pela mulher (pois eles assim prometeram). Para isso vale algumas dicas:

Boletim nº157, 12/05/2013

DINHEIRO NO CORAÇÃO, UM MAL QUE DESTRÓI FAMÍLIAS
Fp 4.11-13; Pv 15.16,17; 17.1; 22.1,2 

Alguém disse: “Dinheiro pode ser bênção e pode ser maldição, depende onde ele fica, na carteira ou no
coração.” Na Bíblia lemos: “...o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males...” 1Tm 6.10. Na vida conjugal não é diferente, os problemas na área financeira tem sido apontado como um dos fatores mais recorrentes para brigas, frustrações e preocupações no lar.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Boletim nº156, 05/05/2013

MINHA FAMÍLIA PARA DEUS
At 10.23, 24, 33-36; Js 24.15

Em tempos de valores controversos, egoísmo e individualismo. Tempos de degradação familiar, alguns
clamam por socorro. Querem restabelecer sua casa, querem unir a família dividida, ordenar o desordenado e salvar aquilo que se perdeu.
Ao longo de anos o acúmulo de prejuízos e perdas são enormes, os resultados catastróficos. A família corre perigo, mas o que podemos fazer? Alguém talvez diga: “não há nada para se fazer, o melhor é aceitar. Aceitar que não tem mais jeito, aceitar que o que fora jamais será. Talvez estejam certo, família mudou inclusive seu modelo original. Conformemos!” Eu te digo: Não, NÃO SE CONFORME! Deus é a saída, a solução para nossas famílias.
Textos que a princípio possam parecer muito distintos, apontam para a resposta de nossa preocupação. Preciso levar minha família para Deus, pois é por distanciarmos de Dele e de sua Palavra que perdemos nossa família. É tempo de:

terça-feira, 30 de abril de 2013

Boletim nº155, 28/04/2013

A MISSÃO DE UM CRISTÃO
Ez 3. 16-27; Mt 28. 19, 20

Talvez em algum momento você deu ombros quando teve oportunidade de exercer sua missão; talvez por achar que você não tinha nada com isso; talvez por pensar que a missão fosse de outro; talvez por covardia ou por não querer incomodar.
Lamento em lhe informar que você estava redondamente enganado e que você tem tudo haver, você não foi chamado apenas para vir a Jesus, mas também para ir por Jesus. A Grande Comissão é um dever para sua vida, não é uma opção.
Vejamos as lições extraídas do texto:

domingo, 28 de abril de 2013

Boletim nº154, 21/04/2013

AMADURECIMENTO ESPIRITUAL
Gn 32.22-32

No vau de Jaboque acontecera um fato marcante na vida de Jacó, o ponto culminante de seu
crescimento espiritual.
Inesperadamente um varão (teofania de Deus, uma manifestação visível de Deus) começa a lutar com Jacó, uma luta que durou uma noite. Deus promovera esta luta para que Jacó pudesse sair totalmente preparado para o propósito que o Senhor tinha para ele.
Observemos as provas dadas por Jacó de seu crescimento:

Boletim nº153, 14/04/2013

UM ANO DE BENÇÃOS
15/04/2012 – 15/04/2013
“Rendei  graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os  seus feitos. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; narrai todas as suas maravilhas.” (Sl 105.1,2)

Graças ao Senhor por todas as bênçãos sobre seu povo, em especial sobre o povo de Deus que
congrega na Igreja Presbiteriana de Califórnia. Neste um ano, ainda estamos como quem sonha. Temos visto Deus operando maravilhas em nosso meio, realizando nossos sonhos e respondendo nossas orações.
Pensar na história desta igreja, é pensar em lutas, lagrimas, sorrisos, é sentir saudades, mas é reconhecer que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, chamados para o seu propósito” e que Deus escreveu esta história usando muitos servos, usando suas habilidades, dons e até seus defeitos.

sábado, 20 de abril de 2013

Vídeo: fotos do retiro espiritual

Slideshow com algumas fotos do nosso retiro espiritual. Confira!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

IPC celebra seu 1º ano de organização

Nossa Igreja estará celebrando seu primeiro ano de organização no próximo fim de semana, dia 13 e 14/04.
Clique na imagem e veja mais detalhes.

Boletim nº152, 07/04/2013

Ceia do Senhor

Comunhão, Adoração, Gratidão, Contrição, Confissão, Consagração e Disposição. Participar da Mesa do Senhor é muito mais do que comer um “pedaço” de pão e beber um “pouco” de vinho.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Boletim nº151, 31/03/2013


O Túmulo Vazio
Lucas 24.1-12

O Cristianismo se apoia na certeza da ressurreição de Jesus Cristo como fato histórico. No terceiro dia o
túmulo estava vazio, mas não só isso, Jesus apareceu ressurreto durante quarenta dias, falando das coisas do reino de Deus (At 1.2).

terça-feira, 26 de março de 2013

Boletim nº150, 24/03/2013

“Pecado, uma doutrina esquecida.”
1Jo 3.4; Rm 3.9,10; Rm 6.23

Esta semana iniciei a leitura de um livro há tempos em minha biblioteca, o livro de Cornelius Plantinga Jr. com o título: “Não era para ser assim”. Nele o autor aborda a dinâmica e natureza do pecado. Ainda nas primeiras linhas do livro, deparei-me com uma expressão prática e altamente educativa com relação ao pecado: “lembrar e confessar nossos pecados é como levar o lixo para fora de casa: não basta fazê-lo uma só vez.”
O pecado é o grande mal que assola a humanidade, mas para muitos, inclusive muitos cristãos, sua existência é ignorada ou tradada de forma superficial e equivocada. O pecado não causa mais medo, incomodo, indignação, sensação de miséria e culpa. Antes ele é abordado de forma jocosa. Quando alguém acusa alguém: “você pecou”, esta acusação é feita com um sorriso e num tom de piada. Sim, o pecado que mata (física, espiritual e eternamente) tornou-se piada.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Boletim nº149, 17/03/2013

“Arrepende-te”
At. 2.38; Ap 2.5, 16, 21; 3.3

Arrependimento é uma palavra que norteia toda Palavra de Deus. Sendo assim, de vital importância e algo que todo o que crê deve não só entender, mas viver.
Não há nova vida em Cristo sem arrependimento, sim isto é óbvio, você diria. Mas o que é e o que não é arrependimento.
Arrependimento é mudar de ideia, ceder, perceber com a mente e tomar uma direção contraria. O arrependimento leva a tristeza, pois ao ter os olhos abertos quanto ao erro cometido não há como não se entristecer por causa do pecado e da desobediência. Porém, não é apenas lembrar do erro com tristeza, apenas lamentar. Apenas lamentar é o que chamamos de remorso, o que não implica necessariamente em mudança.

quinta-feira, 21 de março de 2013

UPA promove: Festival de Sorvete

Os adolescentes da nossa Igreja promovem no próximo dia 25 de março o primeiro Festival de Sorvete. 
O evento contará com a participação do Ministério de Louvor da 9ª IPVR.
O convite pode ser adquirido com um dos nossos adolescentes pelo valor de R$5,00. Você terá direito a 3 bolas de sorvete e 2 picolés.
Não deixe de apoiar e prestigiar esse trabalho evangelístico.



terça-feira, 12 de março de 2013

Boletim nº148, 10/03/2013

“Mulher Virtuosa”
(Pv 31.10-31)

É tempo de reconhecermos os valores da mulher. É mais que tempo de dedicarmos o respeito que lhe é justo. A história está marcada, “horrorosamente marcada”, por episódios de violência física, mental e emocional contra mulheres, descriminação e todo tipo de humilhação.
A luta destas bravas guerreiras alcançaram algum êxito, mas hoje muito ainda há de ser conquistado. Mas o que notamos neste cenário é que por tanta violência sofrida, ou falta de conhecimento do seu real papel e valor, mulheres tem renegado sua natureza dada por Deus. Muitas tem valorizado o efêmero e banalizado o que realmente vale a pena. Também culpa de homens que por medo, machismo e tolice inverteram os valores  morais. Procuram mulheres “cachorras”, “tchutchucas” e outros adjetivos tão ou mais  depreciativos que estes.
A verdade é que a mulher não é um objeto, ela tem o seu valor e o seu lugar. A questão é: Qual é realmente a mulher ideal?

segunda-feira, 11 de março de 2013

UMP promove: Noite do Flashback


A Federação de Mocidades do Presbitério promove no próximo sábado, dia 16/03, às 18 horas, a Noite do Flashback.
Neste dia, serão apresentados pelas diversas UMPs cânticos que marcaram época nos anos 60, 70 e 80.
Todos estão convidados a participar e acompanhar o evento.
Todos louvor ao nosso Senhor Jesus Cristo!



terça-feira, 5 de março de 2013

Boletim nº147, 03/03/2013

“Privilégio de poder comparecer na presença de Deus”
(Hb 10.19-24)

No Antigo Testamento lemos sobre o Santo dos Santos que era um lugar exclusivo no templo onde só podia entrar o sacerdote, este lugar representava a presença de Deus, lugar onde Deus falava e onde o sacerdote intercedia pelo povo, falava com o Senhor. Deus não permitia a entrada de outras pessoas neste lugar separado.
Agora na carta aos Hebreus temos um privilégio, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, no lugar de intimidade com Deus. Assim temos, por causa de Cristo, o sumo sacerdote. É no sangue de Jesus, na dependência de seu sacrifício que obtemos este privilégio. Logo este privilégio é para os que creem.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Boletim nº146, 24/02/2013


“Oh! Pensai nesse lar lá do céu.”
(Jo 14. 1-15)

Assim se inicia um dos mais belos hinos cristãos e este deveria ser o conselho a ser seguido por todo o crente em Cristo Jesus.
Em tempos onde a cada dia se busca uma motivação, uma inspiração de vida, o crente deveria lembrar-se continuamente do céu e isto lhe seria motivação a viver pela fé, viver fiel até a morte e não fiel até o final do culto, fiel até que a luta e tribulações o alcance (Ap 2.8-11).
O cristão que pensa no céu vê além, ele tem seu coração devotado a coisas maiores, a valores eternos e não se ilude com o que é transitório e terreno por mais prazeroso  seja. Seu alvo, sua meta e seu sonho maior é o céu.
Jesus ao confortar os discípulos, logo após lhes informar sobre os futuros acontecimentos da páscoa, lhes diz:


Boletim nº145, 17/02/2013


Só ao redor não basta!
(Mt 8.18-22)

Jesus, durante seu ministério na terra, vivia rodeado por muitas pessoas: por curiosos, por famintos de pão, por pessoas que necessitavam de ajuda e por pessoas que acima de tudo, se identificava com ele e desejavam estar com ele, acontecesse o que acontecesse.
Hoje não é diferente. Há muitos ao redor de Jesus, mas que não estão com Jesus, que não se identificam com ele e com o seu evangelho. Querem ver seus milagres, querem suas bençãos, mas nada mais profundo e próximo que isso.
Jesus sabe bem quem é quem ao seu redor, e assim como no passado prova os que desejam segui-lo. 


Boletim nº144, 03/02/2013

Fabrique pérolas
“A nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de Glória, acima de toda comparação”
(2 Co 4.17)

Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. Pérolas são produtos da dor, resultado da entrada de uma substância estranha e indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia. Na parte interior da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada nácar . Quando o grão de areia penetra na ostra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrir todo o grão de areia com camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como  resultado, uma linda pérola vai se formando ali no seu interior. Uma ostra que não foi ferida, nunca vai produzir pérolas, pois uma pérola é uma ferida cicatrizada. 

O Pr. Gerson Moura Martins quando escreveu esta ilustração em seu livro comparava o crente à ostras, o grão de areia eram as magoas, e as pérola o produto do perdão do amor que deve cobrir toda mágoa e tribulação.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Boletim nº143, 27/01/2013

Paz, tão doce paz
(por Rev. Hernandes Dias Lopes)

A paz é o sonho de consumo de todo ser humano. O homem busca a paz em todos os lugares, por todos os meios e até faz guerras para alcançá-la. As religiões prometem a paz. O dinheiro tenta comprá-la. Os prazeres desta vida oferecem-na como cardápio do dia. Mas, o que é a paz? Onde encontrar a paz? Como podemos recebê-la? Precisamos primeiramente entender que a verdadeira paz não é quietude ou meditação transcendental nem uma incursão pelos labirintos da nossa alma. Não alcançamos a paz cavando os poços de nosso próprio coração. Ainda precisamos entender que a paz não é ausência de problemas. Não é paz de cemitério. A verdadeira paz coexiste com a dor, é temperada com as lágrimas, e estende suas raízes no solo duro do sofrimento. Vamos, agora, tratar de dois aspectos da verdadeira paz.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Boletim nº142, 20/01/2013

Entendendo sua Forma
“Tu moldaste-me primeiro por dentro e depois por fora; tu me formaste no ventre de minha mãe.”
(Salmo 139.13)

É um estudo sobre como entender sua forma, dons, habilidades e onde e como aplicá-los para a honra e glória do nosso Deus. Neste boletim há a terceira parte desse estudo.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Boletim nº141, 13/01/2013

Entendendo sua Forma
“Tu moldaste-me primeiro por dentro e depois por fora; tu me formaste no ventre de minha mãe.”
(Salmo 139.13)

É um estudo sobre como entender sua forma, dons, habilidades e onde e como aplicá-los para a honra e glória do nosso Deus. 

Boletim nº140, 06/01/2013

Celebrai com júbilo ao Senhor
(Salmo 100)

O ato de servir quase sempre é associado ao sofrimento, descontentamento de alguém para realização de desejos e necessidades dos outros. Servir ao Senhor não pode ser algo que cause tristeza e descontentamento em quem serve, pelo contrário, é um privilégio, motivo de alegria.
O Salmo 100 é um hino que nos ensina a louvar (celebrar) ao Senhor com alegria (júbilo) e faz isso mostrando diversos motivos para sermos servos felizes em servir.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Boletim nº139, 30/12/2012

Um novo ano
"Vós não sabeis o que sucederá amanhã”
(Tg 4.13-17)

Estamos prestes a entrar em um novo ano, com ele novos projetos, novas promessas e projetos e promessas não tão novos assim, mas que esperamos retomarmos ou realizarmos.

Acredito também que é tempo de refletirmos sobre o ano que passou, o que aconteceu de positivo, de negativo e o que não aconteceu. Refletir sobre nossas atitudes e também a falta dela. Acima de tudo, reconhecer que Deus é Senhor soberano sobre tudo e todos, que é dele tanto o querer quanto o realizar (Pv 16.9; Rm 9.16; Fp 2.13).

Aprendemos, ou deveríamos aprender sobre: